Após argumentar sobre a importância de se conhecer o mínimo do funcionamento das grandes estações de trem, venho agora escrever sobre a mãe de toda esta movimentação: a televisão de cachorro!
Presença unânime por todos os lados das estações, os pequeninos ou gigantescos painéis luminosos indicam as diretrizes dos horários de partida / chegada dos trens e seus respectivos binários (plataformas de embarque).
De modo geral, os painéis funcionam bem, dentro dos horários preestabelecidos ou indicando eventuais atrasos. De vez em quando acontece alguma troca imprevista de binário – quase sempre para aqueles localizados lá no caixa prego – em que se provoca o estouro da boiada e as consequentes trombadas, tombos, perdas de trens e choradeira. Faz parte. Todo mundo já passou por isso. É o pastelão italiano.
A princípio, deve-se elucidar que existem diferenças de dinâmica entre os trens de longa distância e os trens regionais. Estes não requerem a compra antecipada do bilhete, pois a tarifa é fixa e sua alíquota é determinada pela companhia regional que os administra. Sendo assim, o bilhete pode ser adquirido momentos antes da viagem, nas bilheterias ou máquinas de autoatendimento. Neste particular, há considerações a serem feitas:
- no ato da compra, deve-se escolher a data da viagem, a qual vem timbrada no bilhete e equivale à sua validade, ou seja, a passagem vale até às 23:59h do dia da compra;
- o bilhete deve ser validado (convalidazione) em pequenas maquinas espalhadas nas estações, o qual passará a valer pelas próximas 4 horas; caso contrário, o passageiro corre o risco de tomar multa. Após as 23:59h do dia da compra, se o bilhete não for validado, ele se tornará inválido. O motivo disso é evitar a fraude da utilização dos bilhetes locais “abertos” para se fazer mais de uma viagem;
Os bilhetes devem ser convalidados nessas máquinas até às 23:59h do dia da compra.
- Por se tratar de bilhetes “em aberto” até serem convalidados, usualmente não vêm com poltronas marcadas, estação de destino ou número do trem correspondente, de modo a ser necessário averiguar nos painéis de partenza, as estações pertencentes à linha (coluna “informações”), horário de saída e o binário correspondente. Atentar para a correria, pois os trens costumam permanecer de 1 a 2 minutos nos binários.
Já os bilhetes dos trens de longa distância – os freccia (bianca, argento e rossa), intercity e italo – recomenda-se comprá-los com antecedência, pois as tarifas não são fixas e aproximam-se da tarifa base (mais cara) quanto mais próxima da data da viagem. Neste caso, as passagens vêm com data, hora, estação de partida / destino, poltrona e número do trem, não sendo necessária, portanto, a validação.
Vale dizer que no bilhete consta o nome das estações de partida e chegada do trecho comprado, o que nem sempre coincide com a primeira e última estação da referente linha (capolinea). Sendo assim, a primeira e principal informação a ser confrontada entre o bilhete e o painel luminoso é o número do trem. Daí deve-se certificar do número do binário e, por segurança, averiguar todas as estações abrangidas pela linha do trem.
Outro detalhe são as baldeações (coincidenza). Normalmente os trens de alta velocidade somente ligam as estações das principais cidades da Itália, de modo que – no caso de viagens para cidades menores – é necessário complementar o trajeto tomando-se os trens regionais. Sendo assim, muita atenção ao tempo de intervalo entre um trem e outro, ainda mais quando os binários ficam muito distantes um do outro, como ocorre na estação Bologna Centrale.
Independente de comprar os trechos de viagem na bilheteria, agências de viagem, internet ou terminais de autoatendimento, recomenda-se o intervalo de pelo menos 30 minutos entre os embarques, pois os trens podem atrasar.
Abaixo, bilhetes conjugados adquiridos numa agência de viagens com destino à Forlì. Notar o horário previsto de chegada à estação Bologna Centrale (08:25) e o horário previsto de partida desta mesma estação para Forlì (08:35). O tempo de baldeação de apenas 10 minutos é muito arriscado, tanto pela possibilidade de atraso quanto pela complexidade em se mover pela estação. E dá-lhe correria!
Alana Nardi Crestani
Paula, boa noite! Tudo bem? Primeiro parabéns pelo trabalho!
Estou preparando um post sobre como entender as informações dos painéis de trem na Itália e gostaria de te pedir, gentilmente, se posso utilizar tua primeiro foto? Darei os devidos créditos e adicionarei o link da postagem na foto.
Muito obrigada pela atenção! 🙂
Paula
Boa noite, Alana! Comigo tudo certo e espero que esteja tudo certo contigo também! Obrigada pelo elogio e desejo longevidade no seu trabalho. Muito elucidativo o seu blog! Sim, pode usar a foto e agradeço o link e os créditos, pois ajuda a difundir as informações sobre o nosso querido bel paese! Caso necessite de algo que eu possa ajudar, estou à disposição! Disponha!
Alana Nardi Crestani
Querida, muito obrigada!! Você é muito gentil, fico feliz por esse acolhimento! Me ofereço da mesma forma se precisar de qualquer coisa!
Abraço e uma ótima semana!