Imigração Italiana
É impossível pensar o processo da cidadania italiana sem considerar o efeito geopolítico do fenômeno da emigração. A Itália – que permaneceu sem colônias quando da corrida imperialista do século XIX – assistiu à sangria da sua população através das migrações transoceânicas em massa rumo às Américas.
No contexto sucessivo, em 1912, ante ao consequente vazio demográfico e penúria econômica, o governo italiano promulgou a lei que garantia a nacionalidade italiana aos filhos dos emigrados como estratégia de acesso os demais mercados globais e criação de zonas de influência. De fato, a presença da cultura italiana se faz muito marcante nos locais onde se deu a imigração.
A transmissão dessa herança ao longo das gerações, ao olharmos mais acuradamente para o bojo da genealogia, nos traz – para além da política e História Oficial – as riquíssimas narrativas também contadas pelo cultivo da terra, arquitetura, territorialidades, fé, movimentos sindicalistas e história oral.
Dedico, então, este espaço para assuntos referentes e correlatos ao fenômeno da Imigração Italiana.
História e Genealogia
Matera: talhada num maciço calcário, Madonna de Idris me surpreende (I)
Na ausência de hospedagem em San Mauro Forte, cidade onde nasceu meu bisavô, o booking.com me sugeriu um hotel em Stigliano, distante dali 5 km, segundo o site. Nada que…
Via Veneto: Cripta dos Capuchinhos
Famosa pela sua beleza e glamour, a Via Veneto também abriga uma joia a nos alfinetar reflexões que talvez possam não soar tão glamourosas: as interpretações sobre a morte plasmadas…
Festa Nacional do Alpinos – Trento 2018
Entregue o formulário do pedido de transferência de residência para a Itália para que pudéssemos entrar com o processo da cidadania italiana, tiramos o final de semana para fazer um…
Cidadania Italiana
Referendo Popular Ab-rogativo Italiano de 12 de junho de 2022
O referendo popular italiano do dia 12 de junho de 2022 assume caráter de fundamental importância porque tangencia um dos pilares do sistema democrático: a justiça. Os cinco quesitos a…
O insólito de uma cidadania italiana ter começado em Portugal e terminado em Roma
Na língua portuguesa não há sinônimos absolutos. As esquisitices que marcaram o processo da minha cidadania italiana não poderiam ser meramente classificadas como “incomuns” ou “anormais”. Para uma tramitação que…
Cidadania Italiana: o desfecho do subterfúgio da prefeitura (VIII)
Atendendo ao pedido de pessoas interessadas no assunto, termino aqui, resumidos nesses oito textos, a minha modesta contribuição sobre uma das muitas formas que a administração pública italiana vem distorcendo…